quinta-feira, 17 de março de 2011

CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí-RS

Fundado em 22 de janeiro de 1956, o Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos completou 54 anos de existência com destaque em festivais e rodeios no Estado, hoje representado pelo patrão Sr. Francisco Peretto.
Localizado numa área de 9.000 m², possui três salões de festas, uma sede social com 1.500 m², o Fogo de Chão João de Barro, onde funciona o museu e uma biblioteca com obras de autores gaúchos, cancha de bocha, galpão das invernadas, com pista de dança e fornalha para assar boi no rolete, todos mobiliados e à disposição dos associados.
        O CTG tem doze piquetes de laçadores filiados, todos em pleno funcionamento, com destaque em campeonatos municipais e em rodeios em todo o estado. O grande destaque do CTG são as invernadas de danças, contando atualmente com quatro invernadas de dança: mirim, juvenil, adulta e Xirú, além de uma escolinha para principiantes.
        A invernada adulta conquistou por dez vezes o título de campeã do estado em danças originais gaúchas, conquistando o Fegart em Farroupilha, agora Enart realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, sendo a atual campeã no maior festival de gênero da América Latina.
Representou o município, o estado e o país em vários festivais internacionais promovidos pelo CIOF (Conselho Internacional dos Festivais de Folclore), conquistou inúmeros rodeios nacionais e internacionais.
       Foi o primeiro CTG a participar do Festival da Ilha Terceira dos Açores, onde esteve por duas vezes, em 1990 e 1998. Participou também dos festivais da Ilha das Flores, Ilha do Corvo no arquipélago e em Portugal continente nos Festivais de Pé da Serra, Portolegre, Castel de Vide, Estoril, Sintra e na Expo 98.
        Na Espanha em Valencia de Alcantra, Barcelona, Badajos, Raen, Cadiz, entre outras cidades. Participou ainda do Festival de Folclore de Santa Fé, na Argentina, Assunción no Paraguai, Drummondville e Montreal no Canadá, em Nova York e no Festival Weinesville e outras cidades da Carolina do Norte e no ano de 2007 no festival da França.
       Promove todos os anos o Rodeio Internacional do Mercosul no mês de novembro, sendo este o maior evento de Gravataí e um dos maiores do estado. Este evento tem por finalidade promover a integração em todos os sentidos com os países que formam o Mercosul, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
       Em 1° de junho de 2006 foi tombado como patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, conforme lei n° 12.518, possibilitando também um importante reforço na identidade cultural que a população de Gravataí e de todo o Estado mantém com este CTG que é um exemplo de pesquisa e divulgação das tradições gaúchas através das suas atividades artísticas e culturais.
http://www.ctgaldeiadosanjos.com.br/nossa_historia.htm

Obs.: Estive no CTG Aldeia dos Anjos, em Janeiro de 2007, por ocasião do 53º Congresso Tradicionalista Gaúcho.

terça-feira, 8 de março de 2011

Entre Ijuís - RS

Em 22 de março de 1873, Santo Ângelo se desmembrava de Cruz Alta e o "Passo do Ijuí" começa a ter suas primeiras moradias.
Seria em 1923 dois novos fatos viriam agitar o pacato "Passo". O primeiro foi a construção do primeiro comércio organizado pelo senhor Ernesto Cardoso de Aguiar. O segundo foi o "estouro" da revolução entre Maragatos e Chimangos. O Passo do Ijuí era ponto estratégico e o maragato Juca Raimundo, então organizou 15 homens, dispostos e não entregá-lo. Houve um grande combate, onde foram vencedores as forças do governo.
Em 1948 pela Lei Municipal nº 3 de 26 de agosto de mesmo ano, era criado o Distrito de Entre-Ijuís. Entre-Ijuís passa a ter este nome por estar localizado entre Ijuí ou seja o Ijuí Grande ao norte, o Ijuizinho ao oeste, rio Chuni ao sul e novamente o rio Ijuí Grande a leste.
No ano de 1952 é inaugurada a Ponte de Concreto.
Em 20 de dezembro de 1987 Entre-Ijuís realizou seu plebiscito, obtendo a maioria dos votos favoráveis à emancipação.
O município emancipou-se de
Santo Ângelo em 13 de abril de 1988, sendo instalado oficialmente em 1 de janeiro de 1989.
A população segundo IBGE (censo 2010) é de 8.938 habitantes,  sendo 6.963 eleitores. O principal fator gerador da economia é a agricultura.
Tio Bilia, reconhecido cantor, compositor e gaiteiro nativista, "O Rei da Oito Baixos", nasceu nas terras que pertencem atualmente à Entre-Ijuís.

sábado, 5 de março de 2011

Rio das Antas - RS



O Rio das Antas tem suas nascentes nos municípios de Cambará do Sul e Bom Jesus, no extremo leste do Planalto dos Campos Gerais.
Nas proximidades do município de São Valentim do Sul, o rio das Antas recebe as águas do rio Carreiro e então passa a se chamar rio Taquari. Das nascentes até receber o nome de Taquari, o rio das Antas percorre um percurso total de 390 Km.
A bacia do rio das Antas pode ser dividida, segundo critérios geomorfológicas e hidrológicas, em dois trechos:
- das nascentes até a foz do rio Quebra-Dentes (183 km de extensão); e
- da foz do rio Quebra-Dentes até a foz do rio Guaporé (207 km de extensão).
A Ponte Ernesto Dornelles, mais conhecida como Ponte do Rio das Antas, é uma obra que chama muita atenção pela beleza e grandiosidade. Na visão da engenharia é destaque pela sua geometria em arcos paralelos, e pelas soluções adotadas com os recursos da época.
Situada na RST-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, a Ponte tornou-se uma necessidade para a população local, que fazia a travessia do rio com balsas de madeira. Um problema que se enfrentava quando o nível do rio estava cheio, diz respeito à dificuldade da travessia da balsa, pois a correnteza da água tornava-se muito forte.

A ponte do Rio das Antas possui um vão livre em 186 metros, 287,7 metros de extensão e uma altura de 46 metros. Foi a maior ponte construída na época, em toda a América.
Durante todo o período de construção da ponte foram empregados uma média de 150 homens em atividade, em, mais ou menos, 800.000 horas de trabalho. Neste período, existia um canteiro de obras próximo ao local da construção da ponte e um alojamento dos trabalhadores, que na sua grande maioria tinha vindo de outras localidades.
Inaugurada pelo governador do Estado, Ernesto Dornelles, em 31 de agosto de 1952, a ponte era a terceira do mundo em arcos isolados e a primeira ponte com arcos paralelos do mundo. "A obra era de tal envergadura, que se tornou o símbolo do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer)", revela o Engenheiro José Augusto Oliveira. A cerimônia de inauguração contou com a presença de várias autoridades. Após a cerimônia, o tráfego na ponte foi liberado oficialmente marcando o início de um período de desenvolvimento para a região.

Apesar do longo período de construção (um total de 10 anos) e de todos os problemas enfrentados, não há duvidas que a Ponte do Rio das Antas é uma obra de arte que ficou totalmente inserida nas paisagens locais. E é motivo de orgulho para os moradores da serra, a quem trouxe progresso e desenvolvimento.

Hoje, a Ponte é cartão postal das cidades de Veranópolis e Bento Gonçalves e é alvo de muitos turistas e curiosos, além de ser destaque na área da engenharia pelas técnicas e recursos utilizados.