quinta-feira, 17 de março de 2011

CTG Aldeia dos Anjos - Gravataí-RS

Fundado em 22 de janeiro de 1956, o Centro de Tradições Gaúchas Aldeia dos Anjos completou 54 anos de existência com destaque em festivais e rodeios no Estado, hoje representado pelo patrão Sr. Francisco Peretto.
Localizado numa área de 9.000 m², possui três salões de festas, uma sede social com 1.500 m², o Fogo de Chão João de Barro, onde funciona o museu e uma biblioteca com obras de autores gaúchos, cancha de bocha, galpão das invernadas, com pista de dança e fornalha para assar boi no rolete, todos mobiliados e à disposição dos associados.
        O CTG tem doze piquetes de laçadores filiados, todos em pleno funcionamento, com destaque em campeonatos municipais e em rodeios em todo o estado. O grande destaque do CTG são as invernadas de danças, contando atualmente com quatro invernadas de dança: mirim, juvenil, adulta e Xirú, além de uma escolinha para principiantes.
        A invernada adulta conquistou por dez vezes o título de campeã do estado em danças originais gaúchas, conquistando o Fegart em Farroupilha, agora Enart realizado na cidade de Santa Cruz do Sul, sendo a atual campeã no maior festival de gênero da América Latina.
Representou o município, o estado e o país em vários festivais internacionais promovidos pelo CIOF (Conselho Internacional dos Festivais de Folclore), conquistou inúmeros rodeios nacionais e internacionais.
       Foi o primeiro CTG a participar do Festival da Ilha Terceira dos Açores, onde esteve por duas vezes, em 1990 e 1998. Participou também dos festivais da Ilha das Flores, Ilha do Corvo no arquipélago e em Portugal continente nos Festivais de Pé da Serra, Portolegre, Castel de Vide, Estoril, Sintra e na Expo 98.
        Na Espanha em Valencia de Alcantra, Barcelona, Badajos, Raen, Cadiz, entre outras cidades. Participou ainda do Festival de Folclore de Santa Fé, na Argentina, Assunción no Paraguai, Drummondville e Montreal no Canadá, em Nova York e no Festival Weinesville e outras cidades da Carolina do Norte e no ano de 2007 no festival da França.
       Promove todos os anos o Rodeio Internacional do Mercosul no mês de novembro, sendo este o maior evento de Gravataí e um dos maiores do estado. Este evento tem por finalidade promover a integração em todos os sentidos com os países que formam o Mercosul, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile.
       Em 1° de junho de 2006 foi tombado como patrimônio histórico cultural do Estado do Rio Grande do Sul, conforme lei n° 12.518, possibilitando também um importante reforço na identidade cultural que a população de Gravataí e de todo o Estado mantém com este CTG que é um exemplo de pesquisa e divulgação das tradições gaúchas através das suas atividades artísticas e culturais.
http://www.ctgaldeiadosanjos.com.br/nossa_historia.htm

Obs.: Estive no CTG Aldeia dos Anjos, em Janeiro de 2007, por ocasião do 53º Congresso Tradicionalista Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário