segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Bossoroca - RS

Histórico

Prefeitura
Até meados do século XVII, os Guaranis eram senhores da região. A partir daí, brotaria o ciclo da civilização Jesuítica/ Guaranítica (16621757), introduzindo a cultura européia. Durante o período, Portugal e Espanha digladiavam-se pela posse da região chamada de "Estâncias de São Tomé". A solução do confronto territorial levou a extinção do projeto de colonização jesuíta, permanecendo a região semi-abandonada por quatro décadas. Em 1801, o aventureiro Borges do Canto tomou posse definitiva dos Sete Povos das Missões para Portugal, integrando-a a comarca gaúcha de Rio Pardo. A mesopotâmia entre os rios Inhacapetum, Icamaquã, Piratini e Uruguai, onde depois surgiria Bossoroca, passou a se denominar Rincão do Icamaquã.
Em 1810, as províncias tornaram-se independentes e, em 1816, o até então "Sete Povos" do território missioneiro, foi fracionado em Freguesias. Os campos de Bossoroca permaneceram como parte da Freguesia de São Borja. Em 1834 a freguesia passou à vila e Bossoroca à 4º Distrito da mesma.
Entre 1800 e 1830, com a concessões de sesmarias de campos pelo governo português, chegou um dos pioneiros ao Distrito, José Fabrício da Silva, que acampou no local logo apelidado de Igrejinha. Este nome generalizou-se e passou a identificar o Distrito. A origem do nome se deve a morte de um dos filhos de José Fabrício da Silva, o qual foi sepultado no campo, em túmulo semelhante a uma pequena igreja, tornando-se referência geográfica.
Na Igrejinha, pernoitavam carreteiros, tropeiros e viajantes, pois o local oferecia abrigo e boa aguada, além de ficar próximo a estrada geral. A vertente d'água ficava dentro de enorme barroca, a qual os nativos chamavam iby-soroc - "boçoroca". O quarto distrito, além de Igrejinha e Bossoroca, no futuro também teria os apelidos de Capão da União e Vila dos Cata-ventos.
Com a evolução administrativa de São Luiz Gonzaga A região de Bossoroca passou a ser parte deste. Quando o incipiente povoado contava com nove casas, recebeu impulso com trinta hectares doados pela Vva. Paulina Alves Pereira à prefeitura para loteamento urbano (1938), sendo então criado o terceiro distrito, chamado de Igrejinha e logo alterado para Bossoroca. Gradualmente ocorreu o loteamento da Vila com a construção de mais casas, ruas e praça.
Em 1952, formou-se uma comissão pró-emancipação, dirigida por Leoveral de Sousa Oliveira, Avelino Cardinal, Marcos Fabrício da Silva e João Cândido Dutra. A 4 de março de 1967, em sessão pública, ocorreu a instalação do município de Bossoroca. O Presidente Castelo Branco nomeou Avelino Cardinal, como interventor federal, o qual recusou, sendo então nomeado João Candido Dutra. A primeira eleição para prefeito e vereadores deu-se em 15 de novembro de 1968, consolidando-se o município de Bossoroca.

Filhos Ilustres
Bossoroca é terra natal do cantor e compositor Noel Guarany. Também foi nas terras onde atualmente pertencem à Bossoroca (na época pertencia à São Luiz Gonzaga) que nasceu o payador e poeta Jayme Caetano Braun, além do Grande narrador de Rodeios, Jobe Iraçú Silveira dos Santos. Jayme é considerado como expoentes da cultura gaúcha. Além de talentos da cultura, um grande expoente da política brasileira nascido lá é Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre, ex-governador do estado do Rio Grande do Sul e ex-ministro das cidades.

Noel Borges do Canto Fabrício da Silva, o Noel Guarany, era descendente de italianos e índios guaranis, e nasceu em 26 de dezembro de 1941, na Bossoroca, então um distrito de São Luiz Gonzaga, Rio Grande do Sul.
Túmulo de Noel Guarany
Na adolescência, aprendeu, de maneira autodidata, o idioma guarani, bem como a compor, tocar e cantar.
Na década de 1960 percorreu diversos países latino-americanos, onde colheu diversos ensinamentos que utilizou como subsídio para criação de suas músicas durante toda a sua futura carreira.
No final da década, apresentou alguns programas radiofônicos nas rádios de Cerro Largo e São Luiz Gonzaga, bem como nas rádios Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre, RS.
Em 1970, lançou, em conjunto com Cenair Maicá, com o qual vinha se apresentando pelo Rio Grande do Sul e em festivais na Argentina, um compacto simples, com as músicas Filosofia de Gaudério e Romance do Pala Velho.
No ano de 1982, Noel Guarany, já com os primeiros sintomas da doença, começou a afastar-se dos palcos, e acabou redigindo uma carta aberta à imprensa, na qual reclama do tratamento recebido pela gravadora.
Em 1985 retira-se definitivamente dos palcos, em cumprimento ao prometido na carta de 1983.
No ano de 1988, em conjunto com Jorge Guedes e João Máximo, lança o disco A Volta do Missioneiro.
Nos próximos 10 anos, o grande gaúcho, cada vez mais debilitado por uma doença degenerativa no cérebro, permaneceu recolhido em seu sítio na localidade de Vila Santos, no município de Santa Maria.
Morreu no dia 06 de outubro de 1998, na Casa de Saúde de Santa Maria, tendo sido enterrado em Bossoroca, sua terra natal.
Fontes:
http://letras.terra.com.br/noel-guarany/262170/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bossoroca em Fev 2011

3 comentários:

  1. Ola Professor!
    Na busca de imagens do RS para um video clip, ao buscar imagens de Bossoroca, pude verificar sua passagem por nossa terra. Gostaria de lhe indicar um endereço, onde existem outras informações sobre a Buena Terra Missioneira, www.bossorocars.blogspot.com. Visite e comente. Se tiver qualquer informação que possa nos auxiliar, ficariamos gratos.
    Grande abraço.
    Jairo Velloso

    ResponderExcluir
  2. Bah Professor colocar JOBE SILVEIRA como "APRENDIZ" de Narrador, ta por fora hem... O cara é um fenômeno: Profissional a mais de 17 anos como Narrador, fundador e Conselheiro do Dep.de Narradores do MTG/RGS, selecionado em 2007 para representar o Estado na Festa dos Campeões Brasileiro no Paraná, classificando-se entre os 3 melhores Narradores do Brasil: Acho que ele passou longe do obstáculo APRENDIZ né..Abrçuus

    ResponderExcluir
  3. Alow, Anonimo acima.
    Muito obrigado pela tua Colaboração. Fui traído pela minha fonte de pesquisa, wikipédia, onde consta conforme tinha editado. Fiz a correção, por acreditar em seu comentário e desconhecer a referida gafe. Se fores o próprio Jobe ou próximo dele, minhas sinceras desculpas. Tenho todo o interesse de divulgar a Pujança do nosso Pago, daqueles lugares que tive o prazer de conhecer e Bossoroca, foi um dele. Um Abraço.

    ResponderExcluir