quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Coronel Barros - RS

HISTÓRICO

O Municipio de Coronel Barros localiza-se da região do Planalto Médio, caminho de integração com a Argentina, acesso á região das Missões. Sendo pertencente a Rota do Yucumã.

Pórtico de Entrada da Cidade

Coronel Barros é um município de pequeno porte, criado em 20 de março de 1992, pela Lei nº 9.575, que até a sua criação constituía o 3º Distrito do município de Ijuí. Localiza-se na região do Planalto Médio,  a 20 KM da cidade de Ijuí, junto a BR 285. A colonização de Coronel Barros deu-se a partir do ano de 1915, quando inúmeras famílias vindas das Colônias Velhas de Venâncio Aires, Estrela, Lageado e Montenegro, além de imigrantes e filhos de imigrantes, todos predominantemente alemães, que aqui se instalaram, atraídos pela fertilidade do solo (terra vermelha). Em 1956, o povoado de Coronel Barros foi elevado à categoria de Distrito de Ijuí, sendo seu primeiro Sub-Prefeito  o Senhor João Alfredo Scherer. A partir da instalação do município, teve como primeiro Prefeito o Senhor Olivar Scherer, que foi empossado em 1º de janeiro de 1993.
Igreja Luterana - Congregação "Cristo"
A comunidade de Coronel Barros possui 2.430 habitantes; conta com uma Escola Municipal que atende aos alunos do Ensino Fundamental  de todo o município, tendo um alto índice de alfabetização. Na área da saúde, a comunidade conta com o atendimento do Centro Municipal de Saúde.
O município tem sua economia baseada na produção primária, com destaque para as culturas de soja, milho, trigo e pastagens. Em segundo plano, vem a produção do leite, a pecuária de corte e a piscicultura, contando também, com uma das melhores reservas basálticas da região, exploradas por duas mineradoras. Culturalmente o município conta com o Centro Cultural 25 de Julho e com o CTG Francisco Casalini. Deste modo Coronel Barros busca continuamente inovar, modernizar e aperfeiçoar as estruturas já existentes, direcionando suas ações políticas para a melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos, sem descuidar dos valores éticos e morais herdados dos antepassados.
 




População: 2.441 habitantes
Homens: 1.213
Mulheres: 1.228
Área Total: 161,0 km²
Dens. Demográfica: 15,16 hab/km²
Altitude: 311 m
DDD: 55
CEP: 98735-000
Site Oficial:
www.coronelbarros.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário