quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Mata - RS

História
Pórtico de Acesso
Escultura de um Branquiossauro,
 dinossauro da era triássico-superior.
Os primeiros habitantes de Mata foram os índios das tradições Umbu, Humaitá e Tupi-Guarani, que remontam ao século XVII.
Em 1632 foi fundada a redução de São José, com a chegada dos Jesuítas Espanhóis, que em pouco tempo já abrigava 5.800 habitantes, em sua maioria índios, sendo que o fim desta redução se deu em 1640.
Em 1801 este território passa para a falada América Portuguesa.
O início da colonização de terras de Mata se deu em 1836, quando chega o casal Randolpho José Pereira da Silva e Francisca Pereira da Silva, militar, português, procedente do Porto de Pernambuco (Portugal), e tinham como missão colonizar e povoar a região, estabelecendo-se na localidade hoje denominada São Rafael. Para isto, o Governo Imperial destinou, para eles, uma légua de sesmaria de campos.
Praça ornamentada com vários
troncos-fósseis da era triásico-superior

Em 1885 deu-se a primeira corrente migratória alemã, que se instalou na localidade de Sertão.
Para a construção da estrada de ferro interligando Santa Maria a Jaguari, iniciada em 1912 os trabalhadores tinham que abrir "picadas" para o leito da ferrovia e por este motivo, teve início a denominação atual, chegando muitas pessoas a afirmarem que o município de Mata é filha da ferrovia.
Em 1919, com a inauguração da Ferrovia que ligava Santa Maria a Jaguarí, começa a crescer, em torno da Estação Ferroviária, uma nova vila que foi chamada de Mata, hoje Sede do Município.
Em 1920 chegaram, a este povoado, os imigrantes italianos, começando, assim, realmente, o desenvolvimento do Município, integrando-se aos alemães e nativos que aqui moravam.  
Igreja Matriz Santo Antonio
Degraus contruidos com fósseis vegetais.
O primeiro proprietário legítimo da maior parte das terras que hoje compõe o município de Mata, foi o Senhor Silveira. Posteriormente doou parte ao seu genro Domingues. E finalmente venderam para Antônio Franciosi e Vitório Nochi, que começaram o loteamento e a venda das terras.
Ele havia imigrado da região de Garibaldi (RS). Foi exatamente nos livros de apontamento que ele fazia que se pode constatar a primeira venda dos lotes para Ângelo Della Giustina.
Em 1960 foi formada uma Comissão Pró-Emancipação, mas somente em 27 de Setembro de 1964 foi realizado o Plebiscito, com a vitória do “Sim” sobre o “Não”.
Desmembrado do município de General Vargas, antigo São Vicente, o município de Mata abrange os Distritos de Mata, Clara e parte de Demétrio Ribeiro.
O Município de Mata (RS), foi criado, portanto, em 04 de Dezembro de 1964.
Sendo reconhecida internacionalmente. 
Diante da necessidade de controle e a organização das novas terras, Antônio Franciosi nomeou seu sobrinho Santo Brugalli, como procurador.
Em 1976 chegou a cidade o Padre Daniel Cargnin que descobriu os fósseis vegetais e a partir daí Mata passou a ser conhecida como a  Cidade da Madeira que Virou Pedra. Apreciador de estudos de Paleontologia, passa a conscientizar a população sobre a riqueza fosselífera aqui existente, que até o momento era desconhecida. A riqueza fosselífera trata-se de fósseis vegetais com a idade aproximada de 200 milhões de anos. Em 1977, por iniciativa do Padre Daniel Cargnin, comunidade e administração municipal iniciaram a construção de vários pontos turísticos, bem como a divulgação dos mesmos, pois os fósseis vegetais, por serem tão raros no mundo inteiro, deveriam ser conhecidos. 
Jardim Paleobotânico
Limita-se com os municípios de Jaguari, São Vicente do Sul, Jarí e Toropi, com uma área de 299,70 km², abrangendo, principalmente, uma faixa de transição entre a Depressão Central do Rio Grande do Sul e o rebordo do Planalto Central Brasileiro. Sua população é de 5.579 habitantes, sendo 3.052 na zona rural e 2.527 na zona urbana. Altitude: 103 m acima do nível do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário