quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Encruzilhada do Sul-RS - Praça e Igreja Matriz

ENCRUZILHADA DO SUL - RS

PRAÇA DR. OZY TEIXEIRA

 Em homenagem ao último Intendente Municipal e também 1º Prefeito do município, já foi chamada de Praça Municipal e Praça Conde d'Eu e praça Júlio de Castilhos. Hoje leva o nome do prefeito que mandou ajardinar aquele local e mudou a fisionomia de nossa cidade, naquele tempo distante de 1928. Esta é a praça municipal, onde acontecem as cerimônias cívicas e demais eventos populares. Na praça Dr. Ozy Teixeira se encontra o Altar da Pátria, a Pira, majestoso monumento de arte, trabalho em granito de quatro cores, extraído das jazidas de granito de Encruzilhada do Sul. A Pira foi inaugurada em 31 de agosto de 1942, com o fogo simbólico vindo de São João Del Rei - Minas Gerais.. O projeto do pintor Augusto Gabrielli , foi talhada pelo mestre de cantaria Fernando Romagnoli e montada pelo construtor José Fossa . Nesta praça também se encontra o monumento em homenagem a Tiradentes.

IGREJA MATRIZ

Igreja Matriz de Santa Bárbara - Foi construída pelo construtor Francisco Haillot, de nacionalidade francesa. Esse artista foi também responsável pelo planta da igreja. Mas ele não viu a igreja pronta, faleceu e foi enterrado em terras encruzilhadenses, no Cemitério que existiu no local onde hoje existe a Escola Barão do Quarai. Na planta original havia duas torres. Como os recursos não eram suficientes e o desejo de ver terminada a obra era muito grande, resolveram os responsáveis pelo projeto simplificar a obra, optando por completá-la com uma torre apenas. A última etapa da obra foi concluída, pelo italiano residente no município, Antônio Labriola.
Em 1866 foi a bênção e colocação da pedra fundamental - construtor Haillot.
Em 1880 - bênção do templo inconcluso.
Em 1889 - conclusão do templo pelo artista Antônio Labriola. Era pároco, naquela época, o estimado sacerdote o Pe. Domingos Palermo.
Em 1973 foi concluída a reforma que ampliou a Igreja de Encruzilhada.
Na igreja se encontram os restos mortais do Pe. Nicolau Hanquete. Padre Nicolau foi pároco da Igreja de Santa Bárbara da Paróquia de Encruzilhada do Sul por 53 anos. Catequisou várias gerações de encruzilhadenses. Pelos serviços que prestou a comunidade, o povo achou que ele deveria repousar na Igreja, mais perto do povo que tanto amou.

Um comentário:

  1. Caro professor, fiquei emocionbada ao me deparar com esse blog, pois sou natural de Encruzilhada do Sul, filha de Fernando Romagnoli, o mestre de cantaria que talhou a Pira da cidade. Atualmente resido em Pelotas, e de vez em quando vou a Encruzilhada, e sempre lembro de meu pai na praça atarefado com a Pira, pois é algo muito importante para os Encruzilhadenses.

    Elma Romagnoli

    ResponderExcluir