sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Jaguarão-RS - Enfermaria, Igreja e Ponte

ENFERMARIA

Foi construída em área doada pelo exército, em 1880, em estilo neoclássico, localizada no Cerro da Pólvora, para servir como enfermaria militar e, depois, como prisão para presos políticos. A construção foi comandada pelo capelão militar Carlos Soares, no mesmo ano e terminada em 1883. É considerado patrimônio Turístico tombado pelo IPHAE.
Localização: Cerro da Pólvora

Matriz do Divino Espirito Santo

Templo católico que começou a ser construído em 1847, em estilo barroco, sendo concluído em 1875, com altares de madeiras esculpidos à mão, possui belíssimos vitrais e um Parlatório em Mármore de Carrara. As imagens sacras datam da época de usa conclusão e algumas possuem o tamanho natural. Teve como 1º sacerdote o Pe. Joaquim Lopes Rodrigues.
Localização: Rua: Carlos Barbosa em frente a Praça Dr. Alcides Marques.


Ponte Internacional Barão de Mauá

Essa magnífica obra de engenharia que une o Brasil e o Uruguai, foi inaugurada em 31 de dezembro de 1930. Seu início deu-se no ano de 1927. Seu nome foi uma homenagem a Irineu Evangelista de Souza, o Visconde de Mauá, pela atuação como agente financeiro entre os dois países. A ponte mede 2.113, 86 cm de comprimento, sendo 276 m sobre o Rio Jaguarão, tendo 13 metros de largura. Na sua parte central existe uma via férrea (atualmente desativada devido ao peso que compromete suas estruturas), com duas bitolas, ladeada por duas faixas de 3 m cada uma, para veículos; as faixas possuem ao longo do comprimento, calçada para pedestres. Na construção da ponte trabalharam 6.215 operários de diversas nacionalidades.
UMA CURIOSIDADE: A histórica Ponte Mauá, que liga Jaguarão à cidade uruguaia de Rio Branco, não custou um centavo aos cofres do Império. A obra ficou como pagamento por uma dívida assumida no século XIX. Naquele tempo, o general argentino Juan Manuel de Rosas ameaçava a liberdade do recém emancipado Uruguai. Para auxiliar o país amigo, vários empréstimos foram concedidos por D. Pedro II. O Uruguai salvou-se, mas, em compensação, devia cinco milhões de pesos, em 1919. Para acertar as contas, as duas nações fecharam o “Tratado da Dívida”. Após três anos de obra, a dívida virou ponte.

2 comentários:

  1. A enfermaria é muito legal, tbm conheço a igreja e axu interesante pq essa história da ponte eu não sabia!!!!grande Abraço

    ResponderExcluir
  2. A Igreja Matriz do Divino Espírito Santo hoje, possui um Museu Sacro que foi inaugurado em Janeiro deste ano de 2011. Vale a pena visitá-lo.

    ResponderExcluir